sábado, 11 de agosto de 2007

OS LEDs; e um irmão que não se empolga!

Pipelette: um LED pode durar uma vida inteira né? Eles nunca morrem.
Irmão: mais ou menos!
Pipelette: estou falando em boas condições de uso.
Irmão: se for em baixas potências eles duram muito tempo, mas se for para iluminação, eles tem tempo de vida sim, embora seja alta.
Pipelette: tipo uns 200 anos?
Irmão: sei lá.
Pipelette: estou falando sério, tô muito intrigada.
Irmão: intrigada por que?
Pipelette: acabei de ver um LED morrer, mas porque o fio arrebentou. Eu nunca vi um morrer de "morte morrida".
Irmão: deixa de ser louca Isabela!
Pipelette: isso é pedir demais.
Irmão:
http://en.wikipedia.org/wiki/Led#Failure_modes
Pipelette: eu já estou lá, só que tem que ler muita coisa, e eu só quero saber a expectativa de vida.
Irmão: LEDs have an extremely long life span. One manufacturer has calculated the ETTF (Estimated Time To Failure) for their LEDs to be between 100,000 and 1,000,000 hours [16]. Fluorescent tubes typically are rated at about 30,000 hours, and incandescent light bulbs at 1,000-2,000 hours.
Pipelette: iupiiiii! Vou calcular 1.000.000 dividido por 24. Uau, 41.666 dias!
Irmão: você é pirada demaisss...
Pipelette: 114 anos, loucuraaaaaaaaaa! Mas também peguei o limite máximo né, não achou sensação não? Se você e um LED nascerem no mesmo dia, você morre primeiro que ele.
Irmão: em compensação sua vida é bem mais interessante!
Pipelette: a minha sim, mas de algumas pessoas, não sei. Mas ahhh, sabia, "A luz é monocromática é produzida pelas interações energéticas do elétron". Sempre ele, o bom e velho elétron envolvido na história. Tá de mau humor?
Irmão: tou não.
Pipelette: você só é "not easily impressed".
Irmão: exato!
Pipelette: então vou ler sobre os LEDs, qualquer dúvida eu te chamo ; )

Considerações finais:
1. LEDs são minha nova paixão, vale muito a pena conhecer melhor, são de uma "simplicidade nada complexa" e isso muito me encanta!
2. Um mundo novo se abriu diante meus olhos, minha vida não será mais a mesma, afinal, vale menos que um LED bem conservado. Se bem que, usando a média e não o limite máximo, são mais ou menos 20.854 dias, ou seja, aproximandamente 57 anos. Para bater Pipelette só mesmo sendo um LED top de linha, não é para qualquer um e isso é muito reconfortante.
3. Meu irmão tem muita paciência , às vezes!
4. Eu nunca fui muito boa em matemática, por isso nenhum dado aqui pode ser considerado exato, apenas filosófico, quiçá "científico".
5. Ahhhh eu amo a pretensão ; )

* O pai do Teco sabe das coisas "meu pai tava falando que o LED é o futuro", eu assino embaixo

3 comentários:

Anônimo disse...

ainda bem q eu não quero viver mto! hahaha!

ia perder pro LED de qq jeito! mas eu prefiro o LED Zeppelin viu miss, fico intrigado com aqueles caras...como pode tocar tanto?! hhahahaha

bjos

Anônimo disse...

tô dizendo...

http://sadsongsfordirtylovers.blogspot.com/2007/08/led-zeppelin-discography-1969-2003.html

La Pipelette disse...

HAHAHAHA esse Led aí, eu tô forinha!