quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DEPOIS QUE ABANDONEI A RIMA POBRE; me sinto miseravelmente "poeta"!

pipelette: tá aí?
irmão: tou.
pipelette: a rima pobre não tem a ver com a terminação da palavra, mas sim com a classe gramatical né? Por exemplo, se eu rimar:
toda vez que eu vejo o mar (substantivo)
em seu azul elementar (adjetivo)
me ponho a saltitar (verbo)
irmão: é, só que tem que contar as sílabas também.
pipelette: aí ferrou!
irmão: to da vez queeu ve joo mar
em seua zul e le men tar
eu me pon hoa sal ti tar
Se você puser um "eu" no último verso, dá certo.
pipelette: maravilha! A quantidade de sílabas tem que ser igual?
irmão: não só a quantidade de sílabas tem que ser igual, mas também as tônicas tem que cair nas mesmas sílabas.
pipelette: meo deos!
irmão: isso é, o ritmo dos versos tem que ser o mesmo.
pipelette: o meu foi então...
irmão: isso em métrica clássica, claro.
pipelette: depois de tanta rima pobre, fiz uma rima rica, chorei!

Toda vez que eu vejo o mar;
Em seu azul elementar;
Eu me ponho a saltitar.

Rima pobre, nunca mais! ; )

Um comentário:

Unknown disse...

Ahhh miss, vc nasceu pra poesia!

Toda vez q eu vejo o mar
Eu tô na Bahia
Que é o melhor mar do mundo
De um certo ponto de vista...
Mas tem sempre uma edra no meu caminho
No meu caminho tem uma maldita pedra!

bjos,
mags